terça-feira, 31 de maio de 2016

Domi Chirongo


Domingos Carlos Pedro é o nome de registo de Domi Chirongo. Nasceu na Cidade de Maputo (Capital de Moçambique) aos 16 de Abril de 1975. É o último filho de uma família de 5 irmãos nascidos do casal Luis João Pedro (natural de Tete) e Amélia Chongo (natural de Gaza). Teve uma infância coberta de viagens com a família pelas diferentes províncias do país. Mas, é no Niassa onde passa maior parte da sua infância.
Ele é licenciado em Psicologia e Pedagogia. Para além da educação formal, Domingos Pedro teve influência religiosa chegando mesmo a ser catequista. Entretanto, o escritor já participou em diversas conferências, seminários e palestras. Em 1999 participa no projecto de pesquisa ao trabalho infantil. No ano 2000 participa no projecto de integração psicosocial das vítimas das cheias. Em 2001 trabalha como professor na Escola Comunitária da Polana. Em 2001-2002 trabalha como administrador dos recursos humanos na MOZAL. Em 2002-2003 trabalha como coordenador de recursos humanos na British American Tobacco (BAT) onde posteriormente rescinde o seu contracto para ter mais tempo de se dedicar aos estudos. 


Com efeito, ele tem colaborado com vários órgãos de informação nacional e estrangeira.

Domingos Carlos Pedro é membro do SNJ (Sindicato Nacional dos Jornalistas), MISA-Moçambique (Instituto de Comunicação Social da África Austral), Cine-Clube, da associação “Esperança para Todos” e membro de direcção da SOMAS (Sociedade Moçambicana dos Autores).

Actualmente é também Coordenador da União Nacional dos Escritores, uma associação da qual é fundador.


Sem comentários: