sexta-feira, 24 de maio de 2013

Carlos Paradona Rufino Roque

Carlos Paradona Rufino Roque nasceu em Inhaminga, aos 29 de Maio de 1963, onde inicia os seus estudos primários. Conclui a 4ª classe na Escola Primaria Oficial do Dondo, em 1973. Paradona Roque ainda frequentou os então Ciclo Pre-paratório Dr. Baltazar Rebelo de Sousa e Liceu Pêro de Anaia, na Cidade da Beira.
Em 1977, depois de trinta dias no mar, aportou à Ilha da Juventude, Cuba, onde deu continuidade aos seus estudos. Licenciou-se em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane e é Mestre em Sociologia Industrial e Estudos Laborais pela Universidade de Pretória, África do Sul.
Em 1980 publica os seus primeiros poemas na página Diálogo do extinto jornal Noticias da Beira. Colaborou ainda com poesia, contos e ensaios nas páginas Diálogo do Diário de Moçambique, Letras e Artes do Jornal Domingo, nas Revistas Tempo, Charrua, Forja e Eco e também, sob o pseudónimo de Tchipiri, no Jornal Combate, Revista 25 de Setembro e no programa radiofónico Aló Leões da Floresta, ao longo das décadas de oitenta e de noventa. Em 1992, apresenta a público o seu livro de poemas A Gestação do Luar e em 2009 o romance Tchanaze, a Donzela de Sena.
Carlos Paradona Rufino Roque é membro do Secretariado da Associação dos Escritores Moçambicanos desde 2002 sendo o seu Secretário-geral Adjunto desde 2008 e é membro do Corpo de Jurado do Grande Prémio SONANGOL de Literatura.

É membro honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora.

Sem comentários: